Presstécnica
Contatos

Tel: 11 3488-9200

vendas@presstecnica.com.br

Rua Engenheiro Franco Zampari
Nº 222, Vila Euclides
São Bernardo do Campo
SP, CEP: 09725-540

Forjados

Tecnologia

A Presstécnica é uma empresa que está constantemente em busca das mais modernas e inovadoras tecnologias. Alinhada ao tempo e aos novos recursos, desenvolve seu trabalho com alto padrão de qualidade.
Além da tecnologia usada para o forjamento de peças em conformação a frio e a morno, a empresa também possui um sistema de gerenciamento comercial e industrial, garantindo que todo o processo passe pelos melhores recursos oferecidos.




Processo Confiável e Produtivo

Por ser um processo estável, ele gera pouco desvio dimensional, não exigindo demoradas e onerosas operações de controle, adequando-se à produção em máquinas automáticas. Com redução se usinagem, temos também redução no ciclo produtivo das peças economizando-se, assim, preciosas áreas de estocagem e expedição. Em casos especiais, conjuntos soldados podem ser substituídos, com enorme economia e melhoria de qualidade, por uma única peça forjada a frio.




Desenvolvimento e projeto flexível

A Presstécnica conta com um Departamento de Engenharia com os mais modernos equipamentos de simulação e desenvolvimento garantindo que atendem todos os parâmetros e especificações requeridos pelo cliente. Oferecemos um Projeto Flexível realizando as adequações necessárias ao projeto do cliente e o processo de forjamento a frio, sempre visando à maximização da produção, redução de custos e prazos.

Envie seu projeto em forjamento a frio! Garantimos economia no processo e um excelente produto.


Forjamento a frio

O forjamento a frio é um processo de conformação plástica, ou seja, que ocorre no campo plástico da liga metálica, sem remoção de material. A designação "a frio" refere-se ao fato de que durante o processamento o material conformado encontra-se em temperaturas, na maioria dos casos, ambiente, o que não provoca seu recozimento. Assim, os produtos forjados a frio apresentam-se encruados, com um nível de resistência mecânica elevado.
O encruamento faz com que a capacidade de deformação plástica do metal (conformabilidade) seja reduzida.




Características

Forjamento a frio é uma deformação plástica de metais, sem aquecimento, onde o material é forçado por compressão a fluir entre uma matriz e um macho, resultando na obtenção de peças com forma e tolerância de precisão. É um método usado para mover, sem remover o metal.




Fibragem e Encruamento

Por ser um processo que move o material sem removê-lo, há uma movimentação das fibras ao longo da peça formada, sem interrupção ou cortes. Isso ocasiona um ganho excepcional nas propriedades mecânicas como, por exemplo, aumento da resistência à fadiga e ao choque.




Economia

Por apresentarem uma boa estabilidade dimensional sem ângulos de saída e rebarbas, as peças deformadas a frio necessitam de pouca ou nenhuma usinagem de acabamento, proporcionando assim, dupla economia: de material e de mão-de-obra de usinagem.




Matéria Prima

Os materiais mais indicados são aqueles que apresentam menos ligas na sua constituição, apresentando assim, melhor grau de deformidade. Tal característica é um fato determinante para o melhor aproveitamento do processo. Entre os materiais, podemos destacar:

  • Aços baixo carbono (até 0,45% C)
  • Aços baixa liga (SAE 1524, 4130, 5135, 8620, entre outros)
  • Alumínio (ASTM 1100, 1200, 2014, 6061, entre outros)
  • Latão (B260 – 70/30, B268 – 67/33)
  • Cobre (B102, B110, B145)


Nem todos os materiais podem ser deformados a frio, economicamente. Não se prestam a deformação a frio:

  • Aços com carbono superior à 0,45% C
  • Aços com altos teores de liga (cromo, níquel, boro, etc.)
  • Aços ressulfurados
  • Aços com adição de chumbo
  • Aços com N, Si e outras impurezas, acima de certo percentual.



Acabamento de Precisão

Podemos observar que a deformação a frio pode gerar peças com excelente acabamento e tolerância reduzidas.

Verifique a precisão e o acabamento consultando as tabelas comparativas entre os diversos produtos:




Formas

Com projetos adequados, podemos produzir peças cuja fabricação, por outros métodos, é difícil ou impraticável. Forjamento é a solução mais prática do mercado.




Medidas




Perfis Inadequados para Forjamento a Frio

Peças com cantos vivos, rebaixos internos, furos com diâmetros pequenos e profundos e massas assimétricas, não são adequados para a produção pela deformação a frio.

Também não são produzidas, economicamente, por meio desse processo, peças com variações bruscas de dimensões, como as que possuem perfis e massas assimétricas.




Análise e Adaptação de Desenhos

Todos os detalhes podem diminuir os custos do ferramental inicial. Sua utilização em série acima de 10.000 peças com repetitividade viabilizam economicamente o processo e geram qualidade superior a outros processos. Cada peça a ser produzida por forjamento a frio deve ser analisada à luz das vantagens e adaptadas ao processo.

Noticias

14/01/2015

Trabalhadores da Volks votam pela continuidade da greve



Leia mais

06/01/2015

Crise na Volks, que vendeu 13,5% menos em 2014, paralisa

Funcionários da Volkswagen aprovam greve na Unidade Anchieta na manhã desta terça-feira (6), após anúncio...

Leia mais
Veja todas as notícias

© 2017 - Presstécnica